O MAIOR E MAIS VISITADO CAMINHO DE ARTE DO MUNDO
O Caminho da Arte, um projeto promovido pela Fundação Livraria Lello, tem como missão ligar o Porto a Santiago de Compostela através de um percurso de arte contemporânea, criando assim mais bonita estrada de arte do mundo, com mais de 260km.
O projeto crescerá, abrangendo o património natural e cultural ligado ao Caminho português de Santiago da Costa, em parceria com instituições públicas e a Igreja Católica. Vai acolher obras de arte de artistas nacionais e internacionais de forma a promover experiências culturais e turísticas.
Mais do que um caminho físico, o Caminho de Santiago é também um caminho espiritual, uma viagem de introspeção e autoconhecimento. Atualmente as temáticas de desenvolvimento pessoal, bem-estar e saúde mental são de grande importância, por isso adaptar este caminho adicionando-lhe arte e cultura vai torná-lo num instrumento fulcral para os recursos humanos conseguirem gerir os seus ativos, as pessoas, dando-lhes a capacidade acrescida de atrair talento e o fixar ao território.
O Caminho da Arte faz parte de uma estratégia ambiciosa para os próximos anos que visa promover o desenvolvimento sustentável da região com base nas intenções da Comissão Europeia em relação à transição verde e digital do património cultural, por meio da inovação, criatividade e inclusão.
"O Caminho da Arte é a via da beleza e da espiritualidade até Santiago."
"Este edifício é aberto. Há um pátio. Por esse pátio, entramos. Tem duas naves que convergem para um espaço, um local onde se faz uma mesa redonda, ou uma exposição sobre Leça do Balio e o Caminho de Santiago. Daqui, parte-se, quer para a visita ao Mosteiro, quer para o Caminho de Santiago."
"O Templo é um projeto cheio de alma. Quando entrei no espaço, senti o Siza presente em cada detalhe. Como homem e como artista. A sua arte estava ali expressa bem diante dos meus olhos. Um caminho da arte que nos permite sentir, pensar e explorar um conjunto de sensações. Essa intimidade capaz de nos unir ao ambiente. E foi aí que tomei a decisão de trazer o Templo para o documentário."