Press Releases

ÁGATHA RUIZ DE LA PRADA LANÇA A SUA BIOGRAFIA NA LIVRARIA LELLO

2023-12-12
A criadora e referencia internacional Ágatha Ruiz de La Prada lança em Portugal a sua biografia A Minha História. No próximo dia 5 de dezembro, pelas 21h00, a autora fará a apresentação do seu livro na Livraria Mais Bonita do Mundo.

Ágatha Ruiz de la Prada nasceu em 1960 na cidade de Madrid. Estudou na Escuela de Artes y Técnicas de la Moda de Barcelona e, aos 20 anos, começou a trabalhar como estagiária no estúdio do designer Pepe Rubio tendo, um ano mais tarde, apresentado a sua primeira coleção em Madrid no centro de design LOCAL. Desde então, os seus desenhos têm sido exibidos nas capitais internacionais da moda como Paris, Milão, Nova Iorque, Berlim, Madrid e Barcelona tornando-se assim uma convidada de honra e representante da moda espanhola nas principais passerelles de todo o mundo.

Em 2017, recebeu o Prémio Nacional de Design de Moda 2017 do Ministério da Educação, Cultura e Desporto espanhol, em reconhecimento dos seus mais de 30 anos de experiência e da capacidade de ligar o seu trabalho na moda a outras manifestações das artes.

Desde 1986, a empresa de Ágatha Ruiz de La Prada tem contado com a colaboração de mais de 100 licenças de acessórios de moda. Revestimentos de cerâmica, roupa de cama e de casa, livros, acessórios para animais de estimação, perfumes e artigos de papelaria são exemplos dos muitos produtos distribuídos através das principais lojas da Ágatha e da sua loja online, bem como de várias lojas multimarcas presentes em todo o mundo.

Na sua biografia, a artista partilha “Sou Ágatha Ruiz de la Prada, designer, uma das musas da Movida, Marquesa de Castelldosríus, Baronesa de Santa Pau e Grande de Espanha. Adoro trabalhar e fazer planos. A minha marca é um sucesso há mais de trinta anos. Os meus desenhos são reconhecidos em todo o mundo e desfilaram nas melhores passerelles. Acho que em quase todas as casas houve um produto com um coração fúcsia ou uma flor criada por mim. Sou feminista. Fui uma das responsáveis pelo fim da lei que discriminava as mulheres contra os homens na sucessão de títulos nobres. Desde que nasci que me relacionei com o poder. A certa altura, salvei um homem do ostracismo social. Então salvei-me de viver nas sombras porque eu era uma mulher e tinha mais de quarenta. Agora, sou tudo menos uma mulher invisível. Esta é a história que eu nunca contei.”

A sessão é de entrada livre, mediante inscrição prévia e com lotação limitada à capacidade da Livraria. Será ainda possível assistir ao evento via livestreaming, nas páginas do Facebook e do Instagram da Livraria Lello.
 
 
1220 (4)