Press Releases

LIONESA GROUP APRESENTA, PELA PRIMEIRA VEZ, BALANÇO DA ATIVIDADE DAS MARCAS DO GRUPO

2023-05-25

Lionesa Business Hub regista 100% de área ocupada e cria mais de 1000 novos postos de trabalho. Livraria Lello ultrapassa números pré-pandémicos com mais de 1,2 milhões de visitantes. 

 

No ano em que se apresentou oficialmente como Grupo e no qual o Lionesa Business Hub (LBH), celebrou duas décadas, o Lionesa Group, que detém ativos das marcas Livraria Lello e o Balio apresenta, pela primeira vez, os resultados da atividade. Os dados de 2022 revelam-se muito positivos no que respeita aos números registados e à realização de iniciativas que visam a promoção do território. O “Hapiness Camp”, a maior conferência de felicidade organizacional realizada na Europa, e a apresentação do “Caminho da Arte”, que liga o Porto a Santiago de Compostela, através da maior estrada de arte do mundo, são duas ações que marcaram 2022 e vão continuar a ter repercussões.  

A taxa de ocupação do Lionesa Business Hub (LBH) foi de 100% durante o último ano, tendo o centro empresarial situado em Matosinhos, conseguido criar mais de 1000 novos postos de trabalho. Só com a entrada da FedEx no novo edifício, foi possível assegurar cerca de 800 postos. Ao longo de 2022, o LBH disponibilizou perto de 5 mil metros quadrados para novas empresas e transformou as suas instalações num campus, onde o trabalho e o lazer se ligam, através de um corredor central adaptado às necessidades das empresas em fixar talento jovem, replicando um ecossistema universitário para facilitar a transição. Também a abertura de estabelecimentos que apostam na sustentabilidade ambiental e humana, como uma padaria orgânica, a Garfa, cabeleireiro, HairStore, e uma oficina spa-auto, Atlantic Carwash, que faz lavagens sem o uso de água, fazem do LBH mais do que um espaço de trabalho, um espaço de vida. Com o objetivo de aumentar os índices de felicidade dos colaboradores foi desenvolvida uma framework de felicidade, a Lionesa Happiness Pyramid, distinguida com o prémio Sustentabilidade pelo Jornal Negócios na vertente sustentabilidade humana e social.  

O LBH foi ainda distinguido com o prémio Stevie de Bronze e nomeado Padrinho de Papas de 2023, pela Gas Porto. 

Simultaneamente, na Livraria Lello os resultados foram igualmente positivos, com o número de visitantes a ultrapassar os 1,2 milhões registados em 2019. Já no que respeita ao número de vendas de livros, este foi igualmente crescente, com a livraria mais bonita do mundo a vender cerca de 2 mil publicações por dia, a partir do período da Páscoa. 

A estes números juntam-se ainda investimentos icónicos, como o lançamento da coleção Pop Collection, com mais de 40 títulos de clássicos da literatura, traduzidos para vários idiomas. A aquisição das cartas de amor inéditas escritas por Bob Dylan na altura da sua adolescência. Bem como a abertura da Sala Gemma, com um espólio de livros com história, adquiridos a livrarias e bibliotecas que foram forçados a encerrar portas. 

A Livraria Lello, recorde-se, foi ainda distinguida, durante o ano transato, como o “Local Mais Inovador do Mundo” pela Remarkable Venue Awards 2022 e estabeleceu importantes parcerias com marcas como a Fundação Antoine de Saint Exupéry, Christie’s, Delta e Control.  

Já o “Caminho da Arte”, projeto promovido pela Lionesa Associação de Arte, Cultura e Turismo, iniciou percurso rumo a Santiago de Compostela. 

Com a equipa coordenada pela Arquiteta Paula Silva, o projeto que se propõe a criar a mais bonita estrada de arte do mundo ganhou forma, tendo sido assinado um protocolo de colaboração que une os municípios portugueses que o caminho percorre (Esposende, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valença, Viana do Castelo, Vila do Conde e Vila Nova de Cerveira), a Direção Regional de Cultura do Norte e o Turismo Porto e Norte de Portugal.

Lançamento Grupo