Press Releases

PORTO E NORTE LIGAM-SE A SANTIAGO DE COMPOSTELA PELA ARTE

2023-01-26

Assinatura de protocolo, dia 16, às 11h00, Viana do Castelo.

 

O Caminho da Arte traz ao Porto e Norte de Portugal e à Galiza um percurso de 261 km de arte contemporânea entre a Sé do Porto e a Catedral de Santiago de Compostela - acolhendo obras de artistas nacionais e internacionais ao longo do caminho. O projeto dá agora, um grande passo em frente, com a assinatura do protocolo que une os municípios portugueses que o Caminho da Arte percorre, a Direção Regional de Cultura do Norte, a Turismo Porto e Norte de Portugal e a Lionesa - Associação de Arte, Cultura e Turismo.  

A sessão acontece no próximo dia 16 de janeiro, pelas 11 horas, na sede do Turismo do Porto e Norte, no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo. 

 

O Caminho da Arte, projeto promovido pela Lionesa - Associação de Arte, Cultura e Turismo, tem como missão conectar o Porto a Santiago de Compostela através da arte contemporânea, e assim criar o mais longo e mais visitado palco de arte do mundo, com mais de 260km. 

“São exatamente 261 quilómetros de um caminho que pretende valorizar os Caminhos de Santiago, acrescentando-lhes o sentido e o significado da arte contemporânea no nosso século XXI, e, simultaneamente, potenciar o território português e o desenvolvimento económico dos municípios parceiros do projeto”, afirma Paula Silva, coordenadora do projeto.  

“Os Caminhos de Santiago são acima de tudo uma viagem espiritual e por isso o projeto pretende “readaptar os indutores ao longo do caminho adaptando-os a todas as motivações para esta viagem pessoal, quer esta seja realizada a título individual, académico ou até mesmo profissional”, adianta Paula Silva

 

Mais sobre o Caminho da Arte: https://www.youtube.com/watch?v=U0weFxYfA4g&t=29s 

 

O protocolo para a implementação do “Caminho da Arte” será assinado pela Lionesa - Associação de Arte, Cultura e Turismo e pelos municípios de Esposende, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valença, Viana do Castelo, Vila do Conde e Vila Nova de Cerveira, a Direção Regional de Cultura do Norte e a Turismo Porto e Norte. 

Gostaríamos de contar com a presença do vosso órgão de comunicação social.  

 

______________________________________________________________________________________________________

Sobre a Lionesa - Associação de Arte, Cultura e Turismo 

Tem como missão a promoção e dinamização de atividades de âmbito cultural, nomeadamente a investigação, a conservação e a valorização de património cultural, material e imaterial e a língua portuguesa, tanto a nível nacional como internacional. De destacar no âmbito destes princípios:  

A conservação e valorização do Mosteiro de Leça do Balio e espaços envolventes, promovendo a sua abertura ao público com atividades de caráter cultural, nomeadamente no campo das Artes Plásticas, História, Arquitetura e Paisagismo;  

A promoção do Caminho da Arte, e de outros projetos que contribuam para o desenvolvimento do território da região Norte de Portugal, aumentando o seu conhecimento, a sua capacidade cultural e qualificando a procura turística.  

Protocolo Caminho da Arte