Press Releases

O MÚSICO PEDRO ABRUNHOSA, O MÉDICO E HUMORISTA CARLOS VIDAL, E O ATOR E APRESENTADOR PEDRO GRANGER SÃO OS CONVIDADOS DO LIONESA GROUP PARA O DEBATE SOBRE A ARTE E A CULTURA PARA A FELICIDADE

2023-09-7

A “Arte e Cultura: a pílula da Felicidade” é o tema do debate promovido pelo Lionesa Group e que vai ter lugar na Alfândega do Porto, dia 14 de setembro, às 15h, no maior evento de felicidade da Europa, o Happiness Camp. A entrada é gratuita com inscrição prévia. 

Pode a música ajudar no alívio dos sintomas da depressão pós-parto? Pode um espetáculo humorístico reduzir a ansiedade e o stress em pacientes hospitalizados?  

Será que podemos prescrever uma peça de teatro ou um espetáculo musical para tratar problemas do foro mental? São estas algumas das questões que Pedro Abrunhosa vai responder e debater juntamente com Pedro Granger e Carlos Vidal, dia 14 de setembro, às 15h no palco Joyful do Happiness Camp. 

Acreditando que a cultura e a criatividade são as mais inclusivas e dinâmicas forças económicas na criação de vitalidade e felicidade dos territórios, das suas populações e perspetivas de futuro, o Lionesa Group vai trazer à Alfândega do Porto um debate sobre como a Arte e a Cultura podem contribuir para a saúde e bem-estar subjetivo, provocando uma transformação positiva nas pessoas. 

“Numa altura em que a saúde mental é a principal causa de incapacidade produtiva e psicossocial da população, e que custa à União Europeia 4% do PIB anualmente, impõe-se falar do tema de uma forma séria e sob uma perspetiva menos paliativa e mais preventiva, para encontrar outras formas de lidar com a ansiedade, a depressão ou o burnout.”, afirma Pedro Pinto, CEO do Lionesa Group. 

Neste momento mais de 84 milhões de pessoas são afetadas na Europa e os números tornam-se ainda mais assustadores quando percebemos que Portugal está no topo do ranking dos países que consomem mais psicofármacos. No entanto uma nova abordagem a nível europeu está a revolucionar a forma de encarar e tratar a saúde mental sob uma perspetiva mais holística através do uso de áreas como a Arte e da Cultura como forma de prescrição social e cultural. 

Relatórios internacionais como o Culture for Health vieram dar novas luzes sobre os benefícios da arte para a saúde mental e tenta-se agora estimular uma mudança política nos países da UE, aproximando as políticas de saúde, culturais e sociais. Esta será a temática debatida entre os convidados que vão trazer as suas próprias experiências e dar o seu testemunho na primeira pessoa. O evento é aberto a todos e totalmente gratuito. A inscrição está disponível aqui

 

Sobre o Lionesa Group 

O Lionesa Group é um grupo familiar com mais de 20 anos, que detém ativos das marcas Lionesa Business Hub, Balio e Livraria Lello.  Com a missão de transformar o Porto e Norte no território mais feliz para se viver, a estratégia de investimento é centrada em 3 pilares: talento, arte e património, aliando o empreendedorismo à cultura. O grupo gere um portfólio diversificado de negócios nas áreas do retalho, turismo, cultura, escritórios e imobiliário.  

https://lionesagroup.pt/pt/ 

 

Sobre o Happiness Camp 

O Happiness Camp é a maior conferência de felicidade corporativa da Europa, proporcionando uma experiência de dia inteiro centrada na promoção da alegria e do bem-estar no local de trabalho. https://happinesscamp.pt/ 

 

Background-LG