Press Releases

LIVRARIA LELLO RECEBE ITAMAR VIEIRA JUNIOR

2023-05-22

No dia 26 de maio, pelas 21h00, a Livraria Lello irá receber o autor Itamar Vieira Junior para a apresentação do seu mais recente livro Salvar o Fogo. 

Itamar Vieira Junior nasceu em 1979, em Salvador. Inicio os estudos na Universidade Federal da Bahia (UFBA), na área da geografia, tornando-se no primeiro aluno a receber a Bolsa Milton Santos, dedicada a jovens negros de baixa renda. Mais tarde, concluiu ainda o mestrado e doutorou-se em estudos étnicos.

Foi em 2012 que o autor publicou o seu primeiro livro de contos, Dias, e nunca mais parou. Em 2018, venceu o prémio LeYa, com o romance Torto Arado, sendo muito aclamado pelo júri, presidido pelo poeta Manuel Alegre, que justificou a concessão por unanimidade do prêmio “pela solidez da construção, o equilíbrio da narrativa e a forma como aborda o universo rural do Brasil, colocando ênfase nas figuras femininas, na sua liberdade e na violência exercida sobre o corpo num contexto dominado pela sociedade patriarcal”.  

Também a poeta angolana Ana Paula Tavares, membro do júri, realçou “a capacidade do autor de manter o nível da narrativa” do livro vencedor, exaltando a sua “elegância poética que se mantém do princípio ao fim”.  Em 2019, com o mesmo livro, recebeu ainda os prémios Oceanos e Jabuti. 

O autor tornou-se um best-seller no Brasil e conta com mais de 250 000 exemplares vendidos, sendo traduzido em mais de 12 países. 

A sessão é de entrada livre, mediante inscrição prévia, e com lotação limitada à capacidade da Livraria. Será ainda possível assistir ao evento via livestreaming, na página de Facebook da Livraria Lello.

Inscrições aqui

Itamar