Press Releases

JOÃO DE MELO É O AUTOR DO MÊS DE MAIO DA LIVRARIA LELLO

2023-05-12

No próximo dia 18 de maio, pelas 21h00 horas, o autor João de Melo, em conversa com a escritora Isabel Rio Novo, estará presente na Livraria Lello para nos falar sobre o seu percurso literário. Um evento que contará também com leituras da atriz Emília Silvestre.

João de Melo nasceu nos Açores, em 1949, no entanto, após concluir o ensino primário, mudou-se para o continente. Depois de participar na guerra colonial em Angola, trabalhou na vida sindical, foi editor de autores portugueses, crítico literário, professor dos ensinos secundário e superior e, a convite do governo português, foi ainda conselheiro cultural junto da embaixada de Portugal em Espanha, desempenhando o cargo até 2010. 

Foi em 2003, na cidade de Madrid, que o autor criou a “Mostra Portuguesa”, o maior evento cultural português fora de fronteiras. Com mais de sete edições realizadas, foi o evento que, até à data, mais promoveu a cultura Portuguesa em Espanha. 
João de Melo escreveu inúmeros livros de géneros diferentes, desde a ficção aos poemas, livros de crónicas e viagens, traduzidos em mais de 10 idiomas. O talento para a escrita, levou-o a vencer sete prémios literários, entre eles: o Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Eça de Queiroz, o Prémio Cristóvão Colombo, o Prémio Fernando Namora, o Prémio Antena 1, o Prémio «A Balada» e, por fim, o  Prémio Dinis da Luz. Para além disto, foi ainda distinguido, em 2016, pela Universidade de Évora com o Prémio Vergílio Ferreira, pelo conjunto da obra.

O livro mais conhecido, Gente Feliz com Lágrimas, um romance lançado em 2010, foi a obra que atribuiu ao autor cinco prémios literários e traduções em dez países diferentes, acabando por ser adaptado ao teatro, a um telefilme e ainda a uma série de televisão. 

A sessão é de entrada livre, mediante inscrição prévia, e com lotação limitada à capacidade da Livraria Mais Bonita do Mundo. Será ainda possível assistir ao evento via livestreaming, na página de Facebook ou no canal de Youtube da Livraria Lello.

Inscrições aqui

João de Melo