Press Releases

LIVRARIA LELLO RECEBE CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE JOSÉ SARAMAGO

2023-10-18
A Livraria Lello vai acolher, entre os dias 11 e 13 de outubro, o Congresso Internacional “Que Faremos com José Saramago? Nos 25 Anos do Prémio Nobel”.

O evento decorre na sala Gemma da Livraria Mais Bonita do Mundo e conta com oradores nacionais e internacionais, para além de outras personalidades como Pilar del Río.

Em outubro de 1998, Portugal e o mundo de língua portuguesa reagiam com alegria ao anúncio da atribuição do Nobel de Literatura a José Saramago. A Livraria Lello, a Cátedra José Saramago da Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro e o CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas, Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa assinalam esta data com o Congresso Internacional dedicado ao autor.

Como sugere o título do evento, inspirado na peça teatral de José Saramago Que Farei com Este Livro? pretende-se discutir o lugar deste escritor nas literaturas portuguesa e universal, hoje e no futuro. Entre conversas, serão abordados, variadíssimos temas relacionados às criações literárias, natureza humana e o significado da vida de José Saramago.

A Conferência conta ainda, no dia 12 de outubro, com um concerto de homenagem a Saramago “Literatura e Música: Substâncias da Imortalidade”, com David Cruz no violoncelo e Rui Ozorio nas Leituras de excertos de Intermitências da Morte. No dia 13, e a encerrar o Congresso, serão ainda apresentados o romance O Último Dia na Vida de José Saramago, de Miguel Real, e a biografia As 7 Vidas de José Saramago, de Miguel Real e Filomena Oliveira.

A sessão é de entrada livre, mediante inscrição prévia através do email catedrasaramago@utad.pt,  até ao final do dia 6 de outubro, com lotação limitada à capacidade da sala Gemma. Será ainda possível assistir a alguns painéis do evento via livestreaming, na página de Facebook da Livraria Lello.

Mais informações aqui.
 
saramago_1220