Press Releases

LIVRARIA LELLO EDITA “A INSURREIÇÃO DO GUETO DE VARSÓVIA, 1943”

2023-04-19

O livro vai ser apresentado hoje na Casa da Imprensa, em Lisboa, na mesma altura em que é inaugurada a exposição “Insurreição do Gueto de Varsóvia”. 

O livro e a exposição são uma iniciativa conjunta do Coletivo Insurretos, composta por João Soares, Jorge Silva, José Manuel Saraiva e Manuela Rego – o mesmo grupo de pessoas (à exceção de João Paulo Cotrim, entretanto falecido) que organizou a “Quinzena Jean Moulin”, também na Casa da Imprensa, em setembro/outubro de 2021.

A Insurreição do Gueto de Varsóvia foi um ato desesperado de resistência contra a ocupação alemã. Teve lugar em 1943, quando mais de 300 mil das 380 mil pessoas que habitavam no gueto já tinham sido levadas para serem executadas em Treblinka, um dos campos de extermínio alemães. Alguns jovens habitantes do gueto sabiam o que os esperava e muitos deles preferiam morrer lutando. O levantamento começou no dia 19 de abril de 1943. No dia 7 de maio desse ano, os alemães entraram no gueto e cercaram o bunker – no n.º 18 da Rua Mila – onde se encontravam os dirigentes da revolta. Estes, sentindo-se encurralados, suicidaram-se.

Para além do lançamento do livro e da exposição que estará patente até 19 de maio, acontecerá também um ciclo de filmes no cinema ideal, entre 21 e 23 de abril.

varsovia