Press Releases

LIVRARIA LELLO SAI DE PORTAS PARA CELEBRAR O SANT JORDI, EM BARCELONA

2023-04-19

No próximo dia 23 de abril, domingo, a Livraria Lello vai estar naquela que é a maior celebração do livro em Espanha, o Sant Jordi, com uma tenda inteiramente dedicada ao Principezinho, que estará localizada na Plaza Reial, a poucos metros das famosas ramblas. 

No mesmo dia em que se celebra o Dia Mundial do Livro, Barcelona transforma-se numa grande livraria ao ar livre, para celebrar a tradição do seu santo padroeiro, Sant Jordi. Reza a lenda que Sant Jordi salvou uma princesa matando um dragão, e do seu sangue nasceram rosas vermelhas. Padroeiro da Catalunha desde o século XV – mas celebrado em vários pontos do planeta – é em Barcelona que acontece a maior festa. Diz a tradição que nesse dia se oferecem flores e livros.

É neste ambiente de festa que a Livraria Lello vai participar, levando até Barcelona edições do Principezinho editadas por si, em vários idiomas, mas sobretudo em espanhol. Nesse dia lançará uma edição especial, comemorativa dos 80 anos do lançamento da primeira edição, publicada em 1943. Esta edição especial resulta de uma parceria com a Fundação Antoine de Saint Exupéry, inclui conteúdos exclusivos cedidos pela Fundação, incluindo uma fotografia da pulseira de Exupéry encontrada no Mediterrâneo, e que estará em exposição na Livraria Lello a partir de 10 de maio, dia em que esta edição especial é colocada à venda em Portugal. Até lá, e desde 23 de abril, encontrar-se-á em pré-venda no site da Livraria, em www.livrarialello.pt 

Por último, no stand da Livraria Lello estarão em exposição duas primeiras edições da obra, numeradas e assinadas por Exupéry, de uma edição limitada, e que pertencem ao espólio da Livraria.

No Porto, o Sant Jordi assinala-se com uma explosão de rosas na fachada e no interior da Livraria, à semelhança do que acontece nos edifícios em Barcelona, e com a oferta de um marcador muito especial aos primeiros 500 leitores desse dia.

Principezinho, o livro do sonho

A Livraria Lello escolheu levar o Principezinho até à maior festa do livro espanhola, não só porque estamos a celebrar 80 anos do lançamento da primeira edição, mas também porque a obra tem um significado muito especial para a Livraria. Foi com o Principezinho que a Livraria Lello voltou a editar, em 2018, e lançou na sua The Collection o livro que se tornou num dos seus best sellers. E é a magia e o sonho do Principezinho que diariamente servem de inspiração para nos reinventarmos, tendo sempre como propósito maior a ambição maior de pormos o mundo inteiro a ler.

Sant Jordi