Press Releases

DA UNIVERSIDADE AO MUNDO DO TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES PARA ATRAIR E RETER TALENTO

2023-07-4

No passado dia 5 de junho de 2023, o evento "Lusófona on Business", promovido pela Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa da Universidade Lusófona, proporcionou uma oportunidade única para explorar a relevância das relações entre universidades e empresas no contexto da atração e retenção de talento. Um dos oradores de destaque foi Pedro Pinto, CEO do Lionesa Group, que partilhou perspetivas valiosas sobre esse tema crucial.

 

Durante a sua participação, Pedro Pinto enfatizou a necessidade de transformar Portugal num lugar desejável para o talento destacando a cultura enquanto agente no papel de aumentar a felicidade e produtividade no ambiente laboral. Para promover o acesso à cultura, Pedro Pinto ressalva a importância de estabelecer acordos para garantir que o talento tenha acesso a espaços culturais, fomentando assim o desenvolvimento pessoal e profissional.

"Temos de fazer de Portugal um lugar de desejo. A cultura gera felicidade e produtividade. É possível oferecer cheques de acesso à cultura, prescrever livros como medicamentos, fazer acordos para que o talento tenha acesso a espaços culturais." sublinha.

 

Universidades e empresas: um compromisso para o futuro

 

A necessidade de criar um ambiente de trabalho que vá além das habilidades técnicas e considere o bem-estar e o crescimento pessoal dos profissionais é crucial. Ao estabelecer uma relação estreita entre as universidades e as empresas, é possível criar oportunidades para que os jovens talentos encontrem um ambiente de trabalho enriquecedor e inspirador.

 

Eventos como o "Lusófona on Business" desempenham um papel importante na colaboração interinstitucional e na construção de uma ponte entre as academias e a comunidade empresarial, criando um espaço para o diálogo, a troca de ideias e a identificação de estratégias eficazes para desenvolver e reter talento em Portugal.

 

Só ao estabelecer parcerias sólidas entre universidades e empresas, se pode tornar o caminho "da universidade ao mundo do trabalho" num caminho enriquecedor e gratificante para todos.

 

Captura de ecrã 2023-07-04 101553