Press Releases

LIVRARIA LELLO CELEBRA 100 ANOS DE MÁRIO SOARES COM APRESENTAÇÃO DE PORTUGAL AMORDAÇADO

2024-03-18
Álvaro Siza Vieira, Artur Santos Silva, Isabel Soares, João Soares e Rui Moreira apresentam Portugal Amordaçado, obras de Mário Soares sobre os anos de fascismo. A iniciativa resulta de uma parceria da Livraria Lello com a Fundação Mário Soares e o INCM para celebrar o centenário daquele que foi Primeiro-Ministro e Presidente da República de Portugal. 

Na próxima sexta-feira, dia 1 de março de 2024, às 21h, a Livraria Lello abrirá as suas portas para celebrar Mário Soares, considerado uma das mais reconhecidas e determinantes figuras políticas do Portugal contemporâneo.

A sessão contará com intervenções de Álvaro Siza Vieira, Artur Santos Silva, Isabel Soares, João Soares e Rui Moreira, que testemunharão a vida e obra do político português, através de Portugal Amordaçado, obra escrita por Mário Soares durante o exílio, entre São Tomé e Príncipe, Roma e Paris, e publicada inicialmente em francês, em 1972.

O evento resulta da colaboração entre a Livraria Lello, a Fundação Mário Soares e a Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM), que reeditou o primeiro volume da coleção Obras de Mário Soares. Este primeiro volume tem dois tomos, o primeiro com a publicação da versão francesa de Portugal Amordaçado, de abril de 1972, e da edição portuguesa e integral, de outubro de 1974. No tomo II, reúnem-se os prefácios às edições portuguesas e estrangeiras de Portugal Amordaçado, sendo divulgada correspondência inédita que se seguiu à publicação do livro, acompanhada de um dicionário de figuras, instituições e acontecimentos.

Nas palavras de Aurora Pedro Pinto, Administradora da Livraria Lello, “é uma enorme honra celebrar a obra de Mário Soares na Livraria Lello, uma figura incontornável para a democracia portuguesa, com o contributo de personalidades tão relevantes do panorama nacional. É marcante também porque esta apresentação integra a comemoração dos 100 anos de Mário Soares, num ano em que se celebram 50 anos sobre o 25 de abril, uma data que era naturalmente muito especial e simbólica para Soares”. “Mário Soares, e também os seus filhos, João Soares e Isabel Soares, teve e têm uma relação histórica e muito próxima com a Livraria Lello, pelo que a apresentação deste livro é também um momento feliz para nós, nesse sentido mais pessoal e humano”, acrescenta.

A sessão é de entrada livre, mediante inscrição prévia aqui e com lotação limitada à capacidade da Livraria. Será ainda possível assistir ao evento via livestreaming, na página do Facebook da Livraria Lello.
 
 
imagem 1220 (1)