Press Releases

LIVRARIA LELLO RECEBE RICHARD ZIMLER

2023-05-30

No próximo dia 1 de Junho, pelas 21h00, a Livraria Lello receberá o jornalista, escritor e professor norte-americano Richard Zimler. Numa conversa com a autora Manuela Niza Ribeiro, Richard Zimler irá falar do mais recente livro, A Aldeia das Almas Desaparecidas.

Nascido em 1956 em Roslyn Heights, um subúrbio de Nova Iorque, Richard Zimler licenciou-se em Religião Comparativa pela Universidade de Duke e, em 1982, concluiu o mestrado  em Jornalismo pela Universidade de Stanford. 
Trabalhou durante oito anos como jornalista na zona administrativa da Baía de São Francisco, mas, em 1990, mudou-se para Portugal, para a cidade do Porto, onde lecionou Jornalismo, primeiro na Escola Superior de Jornalismo e depois na Universidade do Porto. Atualmente, tem dupla nacionalidade, americana e portuguesa.
Richard Zimler conta com mais de 20 obras publicadas, desde romances a livros infantis. O autor ganhou diversos prémios, incluindo o National Endowment of the Arts Fellowship in Fiction em 1994, o prémio Herodotus para o melhor romance histórico em 1998 e o prémio literário Alberto Benveniste, em 2009, pela obra Goa. 
Os Anagramas de Varsóvia foram nomeados para o Melhor Livro de 2009 pela revista LER e também pelos alunos das escolas secundárias de Portugal (Prémio Marquês de Ouro) e O Evangelho Segundo Lázaro, que foi nomeado um dos melhores romances do ano pelas livrarias FNAC e Bertrand.  Cinco dos seus romances foram nomeados para o Dublin International Literary Prize, um dos mais importantes do mundo anglo-saxónico.
Para além disto, são inúmeros os livros do autor que fazem parte do Plano Nacional de Leitura, entre eles, Dança Quando Chegares ao Fim, Se Eu Fosse, O Último Cabalista de Lisboa, Insubmissos, Na Terra dos Animais Falantes e O Cão que Comia a Chuva.
    
Richard Zimmler destaca-se não só pelo talento na escrita, mas também pelos vários contributos como ativista. Foi em 2012 que o escritor foi premiado com o Prémio Arco-íris, da Associação ILGA Portugal. Também em 2017, a Câmara do Porto atribuiu a Medalha de Honra da Cidade a Richard Zimler. No discurso, o presidente da Câmara Rui Moreira disse que "Zimler (…) é um portuense que nasceu longe, fazendo o Porto maior, enorme, imenso."

A sessão é de entrada livre, mediante inscrição prévia, e com lotação limitada à capacidade da Livraria. Será ainda possível assistir ao evento via livestreaming, na página de Facebook da Livraria Lello

Inscrições aqui

Itamar