Press Releases

RUI COUCEIRO É O AUTOR DO MÊS DE MARÇO DA LIVRARIA LELLO

2023-03-14

Rui Couceiro lançou o seu primeiro romance, Baiôa sem data para morrer, em junho do ano passado e desde então o livro já foi reeditado e recebeu aplausos unânimes de críticos literários de várias áreas. 
É sobre este curto mas notável percurso literário que Rui Couceiro falará com o jornalista Carlos Daniel no próximo dia 09 de março, pelas 21h00, na Livraria Lello. 

Nasceu no Porto, na cidade de Espinho, em 1984. A paixão pela escrita e jornalismo começou na adolescência e, por isso, aos 15 anos começou um percurso de oito anos numa rádio local. Licenciado em Comunicação Social e pós-graduado em Estudos Culturais, teve a oportunidade de estagiar na SIC e ser correspondente da LUSA, no entanto, foi em 2006, que descobriu a nova, e atual, paixão, os livros. Tornou-se assessor de comunicação e coordenador cultural da Porto Editora e, em 2016, assumiu funções de editor na Bertrand. Em 2021, tornou-se membro do Conselho Cultural da Fundação Eça de Queiroz. 

Nesta sessão, que contará com leituras de Rui Spranger, Rui Couceiro abordará vários assuntos, com destaque para o livro Baiôa sem data para morrer. Esta obra junta a poesia e a ironia de personagens memoráveis e de exuberância imaginativa, e construindo como uma teia que se adensa ao ritmo da leitura, Rui Couceiro põe frente a frente dois mundos antagónicos, o urbano e o rural. 

O livro foi aclamado por diversos autores entre eles Alberto Manguel, um dos autores do mês da Livraria Lello, que admitiu ter lido esta obra numa noite. De acordo com o autor “este é um romance tão perfeito, tão maravilhosamente escrito, com uma originalidade tal, que eu não acredito que seja o seu primeiro romance.”

A sessão é de entrada livre, mediante inscrição prévia, e com lotação limitada à capacidade da Livraria. Será ainda possível assistir ao evento via livestreaming, na página de Facebook ou no canal de Youtube da Livraria Lello.

Rui Couceiro é o autor do mês de março da Livraria Lello