Press Releases

O TRIÂNGULO DE CAMILO

2023-03-14

No dia 16 de março, o manuscrito de Amor de Perdição chega à Livraria Lello diretamente do Brasil, numa exposição única e repleta de história. 

O triângulo é uma das formas básicas da geometria e é, simultaneamente, um símbolo universal, associado à Divina Trindade nas muitas religiões desde a Antiguidade Clássica. Pela sua constituição e ligação ao número três, o triângulo simboliza o Passado, Presente e Futuro e, também, o elo que liga três pontos de uma só história: o triângulo amoroso de Simão Botelho, de Teresa de Albuquerque e de Baltasar Coutinho. 

Numa iniciativa única, esta exposição traz ao público o manuscrito de uma das mais aclamadas obras de Camilo Castelo Branco, Amor de Perdição, escrita em 1861 na Cadeia da Relação do Porto e depositado, desde 1943, no Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro.

Em 2023, o Real Gabinete e a Livraria Lello unem-se para dar à livraria mais bonita do mundo mais um fator de encantamento: os folios amarelecidos da novela oitocentista, penosamente escrita a dois passos daqui cujas linhas eternizam a genialidade de um dos maiores escritores da língua portuguesa.

O manuscrito estará exposto na Livraria Lello de 16 de março a 08 de novembro de 2023.

O TRIÂNGULO DE CAMILO