00-Lionesa-5-Livraria-Lello-Identidade-1-Logotipo-1-Positivo-Preto-RGB-1.png?width=2953&height=491&name=00-Lionesa-5-Livraria-Lello-Identidade-1-Logotipo-1-Positivo-Preto-RGB-1

 

A LIVRARIA MAIS BONITA DO MUNDO

Livraria Lello

Aberta desde 1906, a história da Livraria Lello é sobretudo uma história de arrojo, que começa ainda no século XIX, quando o genial livreiro francês Chardron apostou no mercado português numa altura em que a maioria da população era analfabeta.

Arrojo, também, com a abertura de um notável edifício neoclássico que, logo em 1906, se destaca na paisagem envolvente, e que, hoje, é reconhecido como Monumento de Interesse Público pela Direção-Geral do Património Cultural, estando na fase final da reclassificação como Monumento Nacional. O mesmo arrojo resgatado pela família fundadora do Lionesa Group quando, em 2015, adquiriu a maioria do capital social e deu uma segunda vida à Livraria Lello.

Desde logo, com a implementação do inovador sistema de voucher literário, que regulou as entradas de uma das mais visitadas Livrarias do mundo, mas sobretudo resgatou a viabilidade do negócio livreiro. Esta iniciativa permitiu proceder a profundas obras de restauro e conservação, investir numa programação cultural abrangente e gratuita, voltar a apostar na edição, investir na aquisição de livros raros, antigos e primeiras edições e transformar-se no maior exportador de literatura nacional.

Com a missão de chegar a novos públicos e pôr o mundo inteiro a ler, a Livraria Lello desencadeou ações tão relevantes e impactantes como o lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição sobre obras fundamentais da literatura – os Lusíadas, a Gazeta da Restauração, e Harry Potter e a Pedra Filosofal –, lançou, durante a pandemia, o primeiro drive-thru livreiro do mundo com oferta de mais de 10 mil livros, e desenvolveu parcerias com marcas mundialmente conhecidas, como a Time, a Pantone, a Zara ou a Christie’s.

O investimento na Cultura é uma prioridade para a Livraria Lello: desde a aquisição do mais antigo teatro da cidade, o Teatro Sá da Bandeira, ao prédio ao lado da Livraria, onde funcionam agora os seus escritórios, e onde nascerá um novo espaço cultural com assinatura do premiado arquiteto Álvaro Siza, às 42 cartas de amor inéditas de Bob Dylan adquiridas em leilão por mais de meio milhão de euros.

Desde 2015, como nas origens, a Livraria Lello sonha em grande, e concretiza na mesma medida. O propósito é sempre o mesmo: valorizar o Livro, contribuir para um mundo mais culto, com mais leitores e mais livros, e por isso um mundo mais feliz.

TESTEMUNHOS

PONTOS CHAVE

700.000

Livros vendidos em 2019

1.2 Milhões

Visitantes por ano

500.000 €

Investimento em espólio livreiro

Maior

Exportador de literatura nacional

Drive-thru livreiro do mundo

"Cool"

By Travel + Leisure