Para além de qualquer fim, o Lionesa Group acredita na celebração da vida através da cultura e na expansão que a cultura opera em quem somos, e em como o somos.
Por isso a cultura é na visão do grupo: aberta, inclusiva e democrática.
É com esta premissa que o grupo apoia projetos e atividades que diferenciem e enriqueçam o território, acrescentando-lhe identidade, reconstruindo a memória adaptando-a ao presente.
Fator reconhecidamente decisivo para o bem-estar e consequente felicidade da população, o grupo direciona o Norte para a Felicidade, apoiando a transformação e democracia cultural.
Através do mecenato do Lionesa Group à nova exposição do museu, nasceu uma parceria para democratizar o acesso à cultura. O Museu está a reinventar-se para chegar a novos públicos e o Grupo não podia deixar de apoiar esta iniciativa do primeiro museu público de arte do país, que será agora devolvido à comunidade.
A colaboração prevê ainda a abertura do programa do museu, concedendo entrada gratuita a todos os Lioneses e trazendo exposições ao Lionesa Business Hub, aliando, assim, o empreendedorismos à arte e à cultura. O Museu Nacional Soares dos Reis é será, então, responsável pela curadoria da programação museológica do Lionesa Business Hub a arrancar em 2023.
“As novas visões acerca dos museus obrigaram-nos a novas reflexões, a procurar novas perspetivas para o Museu Nacional Soares dos Reis. Era necessário encontrar a narrativa para esta nova exposição, sem perder a perspetiva que somos um museu de arte, provavelmente com a coleção mais importante de arte portuguesa do século XIX.”
A ligação entre o arquiteto Siza Vieira e o Lionesa Group tem vindo a evoluir de sonhos e "esboços" para património real ao longo dos últimos anos. O documentário "SIZA" celebra essa relação através de imagens e testemunhos sobre uma das suas mais recentes obras, o Templo, situado no Balio.
Como mecenas do documentário sobre a vida e carreira de Álvaro Siza Vieira, produzido pela plataforma de streaming Gallery, o Lionesa Group celebra a vida e carreira do arquiteto português que redefiniu a arquitetura moderna. "SIZA" é uma imersão na mente do vencedor do Pritzker Álvaro Siza Vieira, que nos permite entrar totalmente na sua mente e no seu coração.
"O Templo é um projeto cheio de alma. Quando entrei no espaço, senti o Siza presente em cada detalhe. Como homem e como artista. A sua arte estava ali expressa bem diante dos meus olhos. Um caminho da arte que nos permite sentir, pensar e explorar um conjunto de sensações. Essa intimidade capaz de nos unir ao ambiente. E foi aí que tomei a decisão de trazer o Templo para o documentário."
Se por “deuscidência”, como gosta de referir o cardeal Dom Tolentino de Mendonça, comissário do Pavilhão do Vaticano, ou se apenas por obra do acaso, os destinos entre o Lionesa Group e o Vaticano cruzaram-se na apresentação do projeto “Caminho da Arte” que envolvia o arquiteto Siza Vieira. Foram estes dois últimos que ditaram a decisão do Lionesa Group se tornar no principal Mecenas do Pavilhão do Vaticano na Bienal de Arquitetura de 2023 abraçando a exposição sob o tema “Amizade Social: Encontro no Jardim”.
A exposição terá 10 esculturas, da auditoria do arquiteto Siza Vieira, que vão estar expostas nos edifícios do Mosteiro Beneditino e nos jardins da Abadia de San Giorgio Maggiore. No fim do evento, 5 dessas peças serão doadas ao projeto do Caminho da Arte e estarão expostas pela primeira vez no Balio em 2024.
O Balio: o Mosteiro, Jardim e Templo é um ambicioso projeto de capacitação cultural do território, assente na espiritualidade a história milenar do Mosteiro de Leça do Balio transporta e que é agora transformada em símbolos do século XXI através da arte contemporânea.
O Caminho da Arte, um projeto promovido pela Fundação Livraria Lello, tem como missão conectar o Porto a Santiago de Compostela através da arte contemporânea, e assim criar o mais longo e mais visitado palco de arte do mundo, com mais de 260km.
A maior conferência de felicidade corporativa da Europa que proporciona uma experiência de um dia inteiro centrada na promoção da alegria e bem-estar no local de trabalho. A edição deste ano será focada em “Arte como Prescrição”, apresentando as artes como uma ferramenta preventiva, para as empresas investirem, no que diz respeito ao bem-estar mental dos colaboradores.